Errais por não conhecerdes as Escrituras! - Jesus Cristo

sábado, 4 de março de 2017

Enfim, a Terra Prometida, onde mana leite e mel

  Desenho do Tabernáculo, de autor desconhecido. No desenho se vê ao fundo o Sinai e as tendas do povo de Deus, tomando todo o vale. O Tabernáculo foi feito por Moisés para adoração a Deus. Era o local mais sagrado do acampamento, pois nele estava o Santo dos santos, a parte ao fundo, onde descia a nuvem da Glória do Senhor e estava a Arca da Aliança. Ali somente entravam Moisés e o sacerdote Aarão. O próprio Senhor foi quem dera a Moisés as medidas e as formas que teriam o Tabernáculo, assim como faria muito tempo depois, quando o rei Salomão iria construir o primeiro Templo em Jerusalém. 







  Assim, após as lamentações feitas pela partida de Moisés, o grande líder do povo hebreu, Josué assume o lugar dele e o Senhor lhe diz: -"Não temas. Sê forte e corajoso, que EU estarei contigo"! - Então o Senhor manda que eles levantem acampamento e cruzem o Jordão, dizendo depois a Josué: - "Onde pisar a planta de vossos pés, aquela terra será vossa. EU a darei a vocês"!
  O acampamento é levantado e os levitas, que eram os nascidos da tribo de Levi, cuja função era prestar serviço diante do Senhor, como sacerdotes do Altíssimo, colocam sobre os ombros a Arca da Aliança, onde estavam depositadas as tábuas sagradas, com os Dez Mandamentos de Deus e seguem frente ao povo.
  Ao se aproximarem com a Arca sagrada às margens do Jordão, Deus faz as águas se abrirem, como fizera anos antes com o Mar Vermelho e os sacerdotes ficam de pé no meio do rio com a Arca às costas, até todo o povo de Israel atravessar pela parte seca entre as águas. Josué dá ordem então para que se pegue 12 pedras do leito do rio, que simbolizavam as 12 tribos de Israel.
  O povo termina de passar e os sacerdotes saem do rio. Assim que seus pés tocam as margens, as águas do Jordão voltam ao seu curso natural. Josué manda então se erguer um memorial ao Senhor com as 12 pedras que apanharam do Jordão e diz ao povo: - "Até aqui nos ajudou o Senhor Deus"!
 
  No próximo post, Jesus aparece ao entardecer a Josué no acampamento dos israelitas e o povo, já destro em batalhas, tendo o anjo do Senhor à frente, vai conquistando terras e terras. Até a vitória final, que é tomar Jerusalém e Josué faz a divisão das terras entre as tribos, sendo que a tribo de Levi não terá terra, como foi explicado em posts passados, pois ficará em Jerusalém prestando serviços religiosos ao Senhor. A tribo de Judá ficará com as terras onde se encontra a Cidade Santa. E Israel irá se tornando um império e o terror do Senhor se espalhará sobre as outras nações.